segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

À Sombra do Delírio Verde

Nos últimos dias, fomos levados a comemorar - como se fôssemos todos grandes usineiros - o fim da tarifa de importação de etanol dos Estados Unidos e a extinção dos subsídios à produção. Este é um grande incentivo a novos investimentos na produção de etanol voltada para exportação aos EUA.
É lamentável como os meios de comunicação de massa procuram alienar a população, escondendo a realidade denunciada pelo documentário abaixo - nada fácil de assistir, diga-se de passagem - e supervalorizando a exportação de etanol. Todos os noticiários falam nessa produção apenas como uma expressão do desenvolvimento do país, do progresso, de modernidade, não apenas minimizando ou deixando em segundo plano os seus efeitos sociais, mas "simplesmente" omitindo qualquer comentário referente a esses problemas. É necessário acompanhar a questão e divulgar esse documentário, chamar a atenção para todo esse sofrimento, abandono e exploração das populações indígenas.

Sobre o que é denunciado no documentário À Sombra de um Delírio Verde:

Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.
Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto.
Sem terra e sem floresta, os Guarani Kaiowá convivem há anos com uma epidemia de desnutrição que atinge suas crianças. Sem alternativas de subsistência, adultos e adolescentes são explorados nos canaviais em exaustivas jornadas de trabalho. Na linha de produção do combustível limpo são constantes as autuações feitas pelo Ministério Público do Trabalho que encontram nas usinas trabalho infantil e trabalho escravo.
Em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas que enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte encomendada por fazendeiros.

À Sombra de um Delírio Verde


Vídeo disponível em: http://vimeo.com/32440717

Tempo: 29 min
Países: Argentina, Bélgica e Brasil
Narração: Fabiana Cozza
Direção: An Baccaert, Cristiano Navarro, Nicola Mu
thedarksideofgreen-themovie.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário